sexta-feira, 20 de maio de 2011

Solidão e a Comunicação

O que seria a sensação de estar sozinho?
Não consigo teorizar o assunto, mas sei que é algo muito complexo.
Muitas vezes podemos estar cercados de amigos de uma família acolhedora e mesmo assim sentir aquela angustia maldita de que ninguém está ao nosso lado.

Teoricamente, evoluímos para o que somos hoje, "civilizados e inteligentes" graças às relações sociais e a criação da comunicação intra-humana. Coisa que nenhum animal é capaz de fazer e não estou falando de comunicação natural como a dança do acasalamento.O homem é o que é hoje graças a informação passada de geração em geração, podemos tomar como exemplo a oralidade africana cuja as historias tradicionais de seu povo é levada pelo famoso "telefone sem fio” e eis esse o que na minha opinião é (não se apavorem) o segredo da vida !

Sim o segredo da vida meu caro, olhe ao redor, o que a vida em si anda fazendo?
Tentando sobreviver, passando de geração a geração informações para que possa continuar vivendo. E o homem conseguiu um atalho para essa proliferação de sua prole e permanência na Terra, tudo graças à oralidade, a troca de informações.

Em minha opinião, esse é o segredo da vida, passar o seu conhecimento para o próximo, pois passamos toda a nossa vida armazenando informações e informações e não podemos morrer e deixar tudo o que foi guardado se perder no tempo! Eis porque o professor, o mestre, o líder, o treinador o padre e outras áreas cujo um orador são profissões que tem sua gênese junto do homem que conhecemos hoje.

Bom, e você me pergunta se esse é o segredo da vida para que serve a vida em fato !
Em uma entrevista Bill Moyers conversa com Joseph Campbell e este interpreta a vida como justamente o que ela é... Diz que as pessoas passam tanto tempo tentando procurar um sentido para ela que acaba esquecendo o essencial... Viver!

E é o que estou tentando fazer, viver... Como as coisas são complexas quando procuramos em nós mesmos respostas... Tudo por causa de um cinema sozinho.

Teoricamente, sim, necessitamos nos socializar, isso já é quase (se já não for) instinto de sobrevivência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário